A pergunta que mais escuto no consultório é:
“Quanto posso comer de…pão, fruta, chocolate, leite, açúcar, etc…?
O controle do DMG vai além do consumo de determinados alimentos. A composição total do seu plano alimentar e a distribuição destes alimentos é o que determina o comportamento de sua glicemia (glicose/açúcar sanguíneo) e da ação da insulina (hormônio que capta a glicose sanguínea e leva para dentro das células).
É consenso médico, inclusive da Sociedade Brasileira de Diabetes e outras sociedades relevantes, que a primeira intervenção a der adotada é o acompanhamento nutricional.
✔️A nutricionista vai analisar e atuar no Plano Alimentar e no tratamento da resistência insulínica do organismo, que é a base onde tudo começou. Se não há essa associação de condutas, significa que a PACIENTE NÃO ESTÁ FAZENDO TRATAMENTO ALGUM PARA A CONDIÇÃO.
É ineficaz resumirmos o tratamento ao conhecimento de “posso comer isso ou aquilo”, ou “quanto posso comer disso ou daquilo”. A GESTANTE com DMG precisa de acompanhamento para tratar a doença e também seus consumos. E o tratamento é individualizado e se dá de acordo com a gravidade da condição. Porque sim, o problema tem níveis diferentes de gravidade.
Recebeu diagnóstico de Diabetes Gestacional? 1a intervenção: nutricionista.
Deseja prevenir diabetes gestacional? nutricionista.
Limitar-se ao que pode comer e a quantidade do que pode comer é negligenciar sua saúde e a do seu bebê.