Você já percebeu se sua gengiva sangra com facilidade ao escovar os dentes e/ou passar o fio dental e está vermelha e/ou inchada? Você sabia que isso não normal, e os pacientes acabam diminuindo as escovações ou não passando o fio porque acha que está sangrando devido ao fio ou escova.
O sangramento gengival é um dos sinais de inflamação da gengiva, a famosa gengivite. A gengivite é o estágio inicial da doença da gengiva e a causa direta é a placa bacteriana, que se não removida pela escovação e uso do fio dental, produz toxinas que irritam a gengiva e causam inflamação.
E então, como prevenir? Uma boa higiene bucal diária é essencial, com escovação correta dos dentes, uso de creme dental com flúor e fio dental. E para completar, visita regular ao cirurgião-dentista para prevenção e tratamento.
Se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite, que é a principal causa de perda de dentes em adultos, em que a infecção passa da gengiva para os tecidos, ligamentos e ossos que sustentam os dentes.
Procure o cirurgião-dentista, as doenças gengivais têm controle e tratamento.