HABILIDADES E TENDÊNCIAS PARA O NOVO MUNDO DO TRABALHO

Já vivenciamos mudanças no mundo corporativo acontecendo como resultado da desaceleração econômica mundial, seguida das ofertas de emprego rescindidas em meio a demissões em empresas de tecnologia, bem como da escassez de STEM Skill  (habilidades resolutivas) e SOFT Skills (habilidades comportamentais).

Estamos presenciando um aumento da demanda de programas de qualificação e requalificação no local de trabalho, além de uma disputa global por indivíduos mais talentosos. O que estamos vendo atualmente são algumas das tendências no novo mundo do trabalho presentes mesmo antes da pandemia do COVID-19, e que parecem que ainda vão durar um bom tempo. Podemos refletir sobre algumas delas.

Uma delas é atenção para a relevância no resultado, com modelos de negócios encorajando as empresas a se reestruturarem para obter competitividade e relevância, priorizando a retenção e contratação de colaboradores com habilidades e competências que contribuam diretamente para o resultado final.

Não menos importante, são as contratações baseadas em habilidades respaldadas pela experiência, e menos por potencial. Isso levou a um declínio no recrutamento de graduados formalmente…. Muitos empregadores estão eliminando diplomas de seus critérios de contratação em favor da avaliação de habilidades.

Outro ponto é a mobilidade. Pesquisas prevêem que os trabalhadores mais jovens terão de doze a quinze empregos ao longo da vida. A normalização do trabalho remoto acelerada pela pandemia do COVID-19 e por tecnologias digitais tornou possível que os principais talentos se deslocassem entre empregos ou estivessem em vários empregos ao mesmo tempo, criando uma mobilidade de talentos.

Igualmente, com o aumento das “empresas de plataforma” mudaram fundamentalmente as regras de jogo. Vivemos a ascensão do ‘trabalho’ e o declínio do ‘emprego’, trazendo oportunidades para indivíduos e empresas acessarem um conjunto diversificado e global de talentos para realizar tarefas sob demanda, minando muitas das estruturas que sustentavam a segurança do emprego tradicional.

Assim, novas habilidades são procuradas tão rapidamente quanto outras se extinguem, a “empregabilidade” é menos sobre o que você já sabe e mais sobre sua capacidade de aprender… Isso convida para uma nova mentalidade tanto os empregadores que tentam desenvolver sua força de trabalho com as habilidades certas, quanto para os indivíduos que buscam avançar em suas jornadas profissionais.

Relacionados

405825403_18013257902058070_997785039786755913_n
FESCIMA 2023 – Festa do Comércio e Indústria de Mata
07182139_480466_GD
Diploma “Amigo da Polícia” Homenageia Personalidades e Instituições

Categorias

Assine nossa Newsletter

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Privacidade.