O nosso bem-estar físico é um reflexo das nossas emoções, pensamentos e sentimentos. A carga emocional que carregamos no decorrer de nossa vida, quando não são bem interpretadas pelo nosso inconsciente, acabam sendo profundamente registradas em nosso corpo físico. Diante disso se iniciam as doenças psicossomáticas, que é o registro mais profundo dessa desordem emocional. Alterações gástricas, inflamação na garganta, disfunção na tireoide, distúrbios intestinais, dores de cabeça, pescoço, ombros e costas… todos esses sintomas, podem sim ter origem emocional.
É importante encontrarmos o gatilho instalado em nossa mente e observar nosso corpo com a mesma atenção que damos aos mais diversos assuntos do nosso dia a dia. Deixo, nesse primeiro momento, algumas perguntas: Quais palavras você não disse e precisou engolir que hoje afetam sua tireoide/garganta?
Quais responsabilidades que não são suas, você carrega e pesam em seus ombros/pescoço? Quanta raiva acumulada está sendo direcionada para seu fígado? Do que você tem medo de perder a “sensação de controle”, que te causa insônia?
Qual excesso ou falta de contato físico que te faz ter alergias de pele? O que você não quer resolver do passado, que te faz ter torcicolo? Não se esqueçam, quando nossa boca cala, o nosso corpo grita!